BESPhoto 2012

Duarte Amaral Netto, ‘na relva depois de almoço’, 2010. © Duarte Amaral Netto.

Brasil, Moçambique e Portugal são os países representados na 8ª edição do BES Photo 2012. A segunda edição marcada pelo estatuto internacional que o prémio adquiriu, pelo alargamento do âmbito de selecção dos artistas que poderão ser de nacionalidade Portuguesa, Brasileira ou dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP’s), como pela itinerância da exposição que, após ser apresentada no Museu Berardo, estará patente na Pinacoteca do Estado de São Paulo.

A Brasileira Rosângela Rennó, o colectivo Brasileiro Cia de Foto, o Moçambicano Mauro Pinto e o Português Duarte Amaral Netto, são os quatro artistas seleccionados para esta edição.

Os artistas seleccionados vão mostrar os seus trabalhos no Museu Colecção Berardo, em Lisboa, a partir de 14 de Março. Entre Junho e Agosto de 2012, a exposição será apresentada na Pinacoteca de São Paulo, Brasil.

Numa primeira fase, cada um dos artistas seleccionados recebe uma bolsa de produção para a realização da exposição BES photo. Num segundo momento, que corresponde à fase de premiação, um Júri internacional com nacionalidade distinta das representadas pelos artistas seleccionados elegerá, a partir da exposição efectuada no Museu Colecção Berardo, o vencedor da 8ª edição, cujo valor pecuniário do prémio é de 40.000 euros. Mais informações aqui.

Anúncios