Gerhard Richter: Panorama

Gerhard Richter: Panorama | Tate Modern |  até 8 janeiro de 2012

Gerhard Richter (n.1932, Alemanha) é um dos nomes maiores da pintura (por muitos considerado o maior pintor vivo). A exposição Panorama em exibição na Tate Modern Londres, abrange cinco décadas de trabalho do artista e coincide com o seu 80º aniversário de vida. É uma grande retrospectiva que reúne os mais significativos momentos da sua notável carreira.

Começou a pintar nos anos sessenta e dedicou, a partir daí, a sua vida à pintura tendo explorado várias técnicas, ideias e conceitos. Pinturas realistas com base em fotografias, abstracções, paisagens, retratos e pinturas históricas, entre outras.

Ricther foi um dos primeiros artistas alemães a reflectir sobre o nacional-socialismo, criando pinturas sobre os membros do partido nazi, bem como das suas vítimas. Igualmente, na sequência do seu interesse histórico, criou várias pinturas, a preto e branco, a partir de fotografias, do grupo Baader Meinhof.

Ao longo da sua carreira continuou a registar acontecimentos históricos de grande relevância, em evidência na exposição (na última sala), o quadro ‘september 2005’, uma pintura sobre os ataques terroristas ao World Trade Center, em Nova York, em 2001.

Ver outros artigos deste blog sobre G. Ricther através deste link.

© Gerhard Richter

Anúncios