Boundaries Obscured

Haunch of Venison NY |  23 set – 03 nov 2011  

“A intenção, ao expor um grupo de artistas de diferentes gerações, expressões e origens radicalmente distintas, é criar um diálogo dinâmico entre eles” Steinberger.

JOANA VASCONCELOS

Esta exposição marca a inauguração de um novo espaço expositivo, desta galeria, em Chelsea, NY. (Site). O trabalho dos artistas presentes fala sobre a globalização, a diluição das fronteiras culturais e geográficas e do uso cada vez mais prevalente da tecnologia. As grandes cidades e as aldeias rurais já não são entidades distintas que atuam em contextos opostos. Os artistas retratam ambas as realidades – urbana e rural, abordando questões universais, como: guerra, violência, política, sexo e erotismo, drogas, classe, ciência e tecnologia, desperdício e excesso. As obras expostas realçam a extrema dificuldade, ou vantagem, em viver nesta realidade implacável onde somos invadidos, constantemente, por informação e pressões externas de vária ordem. Os artistas, em exibição, representam o clima global, heterogéneo e interdependente do mundo actual.

PETER SAUL

Com uma faixa etária que se situa entre os 32 e os 76 anos de idade. Provenientes de vários países, incluindo: Iraque, Serra Leoa, Índia, Alemanha, Portugal e Estados Unidos. O artista Peter Saul (Estados Unidos) é conhecido pela sua abordagem política, utiliza a ironia para criticar acontecimentos actuais e figuras públicas. O escultor alemão Günther Uecker apresenta um pintura realizada, em 1986, em reacção à catástrofe de Chernobyl. Ahmed Alsoudani (Iraque) exibe um novo trabalho em resposta às questões de terrorismo, conflitos étnicos e repressão. Patricia Piccinini (Austrália) mostra a sua recente escultura Eulogy (2011). Piccinini examina a complexa relação do ser humano com a tecnologia e com a vida animal. Neste trabalho, analisa o impacto humano sobre outras formas de vida. A artista portuguesa Joana Vasconcelos irá, também, apresentar uma nova peça. Vasconcelos é conhecida pelas suas esculturas readymade inspiradas no Nouveau Réalisme. Aborda a política de identidade relativa ao género e nacionalidade.

Anúncios