Truth and the Void Between Realities

> 24 de Janeiro, 2015

Baginski, Galeria | Projectos

Artistas: Emilio Chapela Perez | Bruno Cidra | Jan Nálevka | Katarína Poliačiková

Curadoria: Markéta Stará Condeixa

Truth and the Void Between Realities [Verdade e o Vazio entre Realidades] reúne obras de quatro artistas cujo trabalho incide sobre e questiona a natureza, os mecanismos envolvidos, e as falhas entre a possível materialização e compreensão de uma dada realidade. Através de vários media, os artistas problematizam as fronteiras da descrição e cognição reflectindo assim, e de diversas formas, acerca dos limites da imaginação humana e a sua crescente necessidade num “espaço” determinado por uma chamada ilusão de “veracidade sedutora”.

Num mundo em que o virtual e o artificial transformam a nossa percepção da realidade espaço-temporal, o papel da perspectiva e da imaginação relevam-se de importância, permitindo-nos assim aproximar do que é de facto representado, simultaneamente quebrando a distância entre o que é visto e a natureza e meios de como no-lo é apresentado.

O espelho foi substituído pelo scanner, o reflexo pela semelhança aperfeiçoada e a realidade pela abstracção e virtualidade. A nossa experiência cognitiva não nos permite mais aceder à essência da imagem, é apenas a imaginação que nos possibilita reconstruir sobre as nossas narrativas perdidas, simultaneamente quebrando com as estruturas racionais que determinam como a realidade deve ser apreendida.

Markéta Stará Condeixa

+ info:

Baginski, Galeria | Projectos

Rua Capitão Leitao, 51-53

1950-050 Lisboa – Portugal

Anúncios