Edgar Martins: A Impossibilidade Poética de Conter o Infinito

27 de junho – 7 de setembro (2014)

Galeria de Exposições Temporárias – Edifício Sede -1

Fundação Calouste Gulbenkian

Curadoria: Leonor Nazaré

Esta é a maior exposição do artista até à data.

A 2ª edição da Revista Contemporânea inclui um artigo sobre o projecto ‘A Impossibilidade Poética de Conter o Infinito’ que o artista apresenta agora em Lisboa. Para ver através deste link.

Edgar Martins (Évora, 1977) apresenta uma série fotográfica realizada ao longo de 2012 e 2013 nas instalações da ESA (European Space Agency) em nove países diferentes espalhados por três continentes. Pela primeira vez, a agência espacial abriu portas a um olhar externo e investiu na relação com o grande público através da mediação artística. Mais de 80 fotografias captadas em centros de testes, departamentos robóticos, simuladores espaciais, plataformas de lançamento ou centros de treino de astronautas assumem valor e significado entre o documento e a imagem metafórica.

O trabalho de Edgar Martins conduz-nos à avaliação de uma geo-política do secretismo e da (in) acessibilidade. Nos locais da ESA que visitou, a partir de um protocolo que acolheu o projeto com entusiasmo, a negociação foi constante e o acesso, apesar de real, nem sempre totalmente óbvio. Isso sublinha o facto de que, para a esmagadora maioria, esses são locais totalmente impenetráveis que desenham no planeta uma rede de experimentação e decisão ao mais alto nível, forçosamente política e secreta. O “documento” fotográfico é, ou foi, neste caso, desejado e temido, facultado e evitado. O artista encarnou a figura ambígua do intruso convidado.

Actividades relacionadas:

27.06 (sexta-feira): 17h – conversa com a curadora Leonor Nazaré e com o artista Edgar Martins.

+ info:

Edgar Martins

CAM – F. C. Gulbenkian

Revista Contemporânea

____________

Links:

Vídeo Reportagem da SIC sobre a exposição

RTP 2 – ‘Entre Imagens’, documentário sobre o artista

____________

© imagens: cortesia do artista Edgar Martins.

 

 

Anúncios