Film Festival: Ricardo Valentim

imagem: Ricardo Valentim - Film Festival - 2007 - Collection du Frac Île-de-France © Ricardo Valentim

Ricardo Valentim – Film Festival – 2007 – Collection du Frac Île-de-France © Ricardo Valentim.

Film Festival (2006) de Ricardo Valentim (n. Loulé, Portugal, 1978) em exibição no Cneai (França) até ao dia 7 de abril de 2013.

A obra ‘Film Festival’ é composta por um conjunto de setenta projecções de igual número de documentários de carácter educacional, produzidos para divulgação nas escolas, universidades e bibliotecas públicas nos Estados Unidos e Reino Unido, entre as décadas de 50 e 80. Os filmes resultam de encomendas de diversas agências e departamentos daqueles países e têm todos o formato 16 mm.

‘Film Festival’ é concebido por Ricardo Valentim com o propósito de definir um momento de dúvida, de questionamento da imagem do ‘outro’. O acto de esvaziar a noção de diferença cultural torna-se o protagonista necessário para a construção de uma democracia de visionamento que contamina noções preconcebidas de diferença.

Conceptualmente, Ricardo Valentim concebeu esta obra de modo a considerá-la uma obra nova de cada vez que é exibida, sendo seu propósito que esta seja visionada no maior número de locais possíveis e nos mais diversos contextos sociais.

‘Film Festival’ foi mostrado na Galeria Pedro Cera, em Lisboa, na Galeria Luísa Strina de São Paulo, no espaço E-Flux de Nova Iorque e na Ar Basel (38).

Consulte o programa.

Cneai é um centro de pesquisa e produção. Uma plataforma de difusão da arte contemporânea dedicado à prática editorial artísticaLocalizado em França, perto de Paris, na ilha de Chatou.

O artista é representado pela galeria Pedro Cera (Lisboa, Portugal).

Anúncios