Film Festival: Ricardo Valentim
Film Festival (2006) de Ricardo Valentim (n. Loulé, Portugal, 1978) em exibição no Cneai (França) até ao dia 7 de abril de 2013.
A obra ‘Film Festival’ é composta por um conjunto de setenta projecções de igual número de documentários de carácter educacional, produzidos para divulgação nas escolas, universidades e bibliotecas públicas nos Estados Unidos e Reino Unido, entre as décadas de 50 e 80. Os filmes resultam de encomendas de diversas agências e departamentos daqueles países e têm todos o formato 16 mm.
‘Film Festival’ é concebido por Ricardo Valentim com o propósito de definir um momento de dúvida, de questionamento da imagem do ‘outro’. O acto de esvaziar a noção de diferença cultural torna-se o protagonista necessário para a construção de uma democracia de visionamento que contamina noções preconcebidas de diferença.
Conceptualmente, Ricardo Valentim concebeu esta obra de modo a considerá-la uma obra nova de cada vez que é exibida, sendo seu propósito que esta seja visionada no maior número de locais possíveis e nos mais diversos contextos sociais.
‘Film Festival’ foi mostrado na Galeria Pedro Cera, em Lisboa, na Galeria Luísa Strina de São Paulo, no espaço E-Flux de Nova Iorque e na Ar Basel (38).
Consulte o programa.
O Cneai é um centro de pesquisa e produção. Uma plataforma de difusão da arte contemporânea dedicado à prática editorial artística. Localizado em França, perto de Paris, na ilha de Chatou.
O artista é representado pela galeria Pedro Cera (Lisboa, Portugal).
