É a curadoria a nova crítica? (por Pedro Gadanho)

Realiza-se, no próximo dia 07 de Janeiro de 2013, pelas 18.00h, uma conferência promovida pelo IST e pela Embaixada dos EUA, tendo como orador principal o Professor Pedro Gadanho, Curador de Arquitectura Contemporânea no Museu de Arte Moderna em Nova Iorque. 

Aproveitando uma frase polémica retirada de uma entrevista que me foi feita pela revista italiana Domus ‘Curating is the New Criticism’ a conferência servirá para reflectir sobre a ascensão da prática da curadoria no campo da arquitetura e para interrogar se, num momento de crise da crítica arquitetónica tradicional, esta pode efectivamente usar os media que estão a sua disposição para alcançar novas audiências para o campo da arquitetura e, ainda assim, revelar um olhar e um projecto crítico relativamente aos conteúdos que apresenta. A conferência permitirá, neste contexto, refletir sobre projetos de curadoria realizados, quer numa situação de independência curatorial e em regime free-lance, quer já num contexto institucional  como aquele do cargo de curador de arquitetura contemporânea no Museum of Modern Art, em Nova Iorque. Pedro Gadanho

 

 Programa:

– 18h | Abertura da conferência ao abrigo do Projeto American Corner Portugal – IST e Embaixada EUA 

– 18h 15m | Conferência “É a Curadoria a nova crítica?” pelo Professor Pedro Gadanho 

– 19H00 | Debate sobre o tema com a participação do Professor Pedro Gadanho, dos Professores Ana Tostões, Bárbara Coutinho, João Vieira Caldas e José Mateus (da Secção de Arquitetura do IST) e dos curadores convidados Delfim Sardo, João Silvério, Nuno Crespo e Ricardo Carvalho. Moderação da Professora Helena Barranha. 

– 20H00 | Cocktail e Encerramento

Local: Salão Nobre do Pavilhão Central do IST (Instituto Superior Técnico)

Pedro Gadanho é Curador de Arquitetura Contemporânea no Departamento de Arquitetura e Design do Museu de Arte Moderna, em Nova Iorque. Previamente, dividiu a sua atividade entre arquitetura, curadoria, crítica e docência universitária. Mestre em arte e arquitetura e doutorado em arquitetura e mass-media, é o autor de Interiores 01-010 e de Arquitetura em Público, Prémio FAD de Pensamento e Crítica em 2012. Foi o editor do bookazine Beyond Short-Stories on the Post-Contemporary, mantendo o blog Shrapnel Contemporary e contribuições para publicações a nível internacional. Foi co-director da ExperimentaDesign entre 2001 e 2003, comissário de Metaflux, representação portuguesa na Bienal de Veneza de Arquitetura de 2004, e de mostras como Space Invaders, Post. Rotterdam e Pancho Guedes, Um Modernista Alternativo. Os seus projetos de arquitetura incluem a Casa Laranja, em Carreço, o Art Center da Fundação Ellipse, a Casa Baltasar, no Porto e a Casa GMG, em Torres Vedras.

Anúncios