The Last Pictures (Trevor Paglen)

Creative Time lançou, no espaço no passado dia 5 de novembro, The Last Pictures, um arquivo, criado pelo artista Trevor Paglenque irá orbitar a Terra por biliões de anos, colocado no exterior do satélite de comunicações EchoStar XVI. Para criar este artefacto, Paglen seleccionou e gravou, num disco de silício, concebido no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e no Carleton College, cem fotografias representativas da nossa civilização (história moderna).

Pouco antes de sua morte, em 1543, Nicolaus Copernicus (Copérnico) publicou o livro ‘De revolutionibus orbium coelestium’ (Sobre as Revoluções das Esferas Celestes), com o qual, literalmente, revolucionou o mundo. Através da observação das órbitas dos planetas e estrelas, chegou à conclusão de que era o Sol, e não a Terra, que estava no centro do universo – teoria heliocêntrica. As implicações desta descoberta levaram muito tempo a serem aceites, mas resultaram numa mudança de paradigma. 

The Last Pictures pretende, também, introduzir uma mudança de paradigma. Na nossa maneira de ver as estrelas, os planetas e o anel de satélites de telecomunicações que circunda a Terra, bem como, no nosso entendimento do tempo. É um conceito, relativamente, recente que os cientistas apelidam de Deep Time” que reconhece a vastidão do tempo geológico relativo à história da civilização humana. Este arquivo foi colocado no espaço, a, sensivelmente, 38.000 km da Terra.  

The Last Pictures parte da premissa de que estes satélites de comunicação serão as ruínas culturais do final do XX e início do século XXI. O artista e geógrafo Trevor Paglen desenvolveu esta colecção, inspirado nas pinturas rupestres, nos sinais de alerta dos resíduos nucleares e nos discos de ouro de Carl Sagan, da década de 1970. A seleção das 100 imagens foi influenciada por quatro anos de entrevistas que realizou com cientistas, filósofos, antropólogos e artistas sobre as contradições que caracterizam a civilização contemporânea. The Last Pictures aborda questões profundas sobre a condição humana e num discurso provocador apela à reflexão acerca da incerteza que define este momento histórico, na perspectiva económica, ambiental e social.

O livro The Last Pictures, uma co-edição Creative Time Books e University of California Press, está disponível nas livrarias americanas e online.

LINK: As imagens


Anúncios