False Testimony @ Invaliden1 (Berlim)

False Testimony de Hajanl Németh @ Invaliden1, Berlim, 2012. imagem cortesia da artista e de Invaliden1.

 26 de outubro > 8 dezembro, 2012

A Galeria Invaliden1 é o projecto de colaboração entre seis artistas, que vivem e trabalham em Berlim, a saber: Sergio Belinchón, Rui Calçada Bastos, Paul Ekaitz, Antonio Mesones, Noé Sendas e Santiago Ydáñez.

Este colectivo de artistas identificou um nicho, na cena artística de Berlim, preenchendo-o de forma dinâmica e eficaz, desde a sua criação, em 2005, a galeria tem apresentado uma actividade programática que honra o compromisso assumido pelo colectivo. Conquistando, assim, um espaço de influência e visibilidade no panorama das galerias emergentes. Imprimindo um forte dinamismo às suas acções, transformou-se num espaço de referência e de abordagem particular. Ler aqui mais informação sobre o processo de evolução da galeria.

Inaugura, hoje, num novo espaço, a exposição ‘False Testimony’ (Falso Testemunho) de Hajnal Németh. A artista Húngara apresenta um filme e uma instalação de objetos e fotografias relacionados com o tema do filme.

O filme mostra uma performance operática inspirada num evento histórico real que ocorreu, entre 1882 e 1883, em Tiszaeszlár, Hungria (na altura fazia parte do império Austro-Húngaro). Esta história, conhecida hoje como “O caso Tiszaeszlár”, influenciou a posterior propagação de movimentos anti-semitas na Hungria.

No dia 1 de abril de 1882, Eszter Solymosi, uma camponesa de 14 anos, que trabalhava como criada na casa de András Huri, em Tiszaeszlár, foi fazer um recado e nunca mais voltou. Após várias buscas, que se revelaram infrutíferas, foi lançado um boato que a menina, de origem cristã, tinha sido vítima de fanatismo religioso judaico. A população revoltou-se contra os judeus, tendo sido, inclusive, proposta, pelo parlamento, a sua expulsão do país. Foram acusados do homicídio da menina para usar o seu sangue num ritual religioso judaico. Ler aqui mais informação sobre o desenvolvimento deste caso.

Hajnal Németh reproduziu, num cenário contemporâneo (no interior de um escritório), um dos momentos mais importantes do julgamento de Tiszaeszlár, com o objectivo de evidenciar a importância desse acontecimento histórico e analisar a sua relação com o presente.

Links:

Galeria Invaliden1

Hajnal Németh

Sergio Belinchón

Rui Calçada Bastos

Paul Ekaitz

Antonio Mesones

Noé Sendas 

Santiago Ydáñez

Anúncios