‘A cidade que não existe’

‘Die Stadt, morrer gibt es nicht’ @ Ludwig Forum (Germany), 2012.

até 20 janeiro de 2013

Ludwig Forum (Aachen-Alemanha)

‘Die Stadt, morrer gibt es nicht’ (“A cidade que não existe”) leva os visitantes a lugares que colocam em causa a sua própria existência.

São vários os processos que conduzem às transformações sociais, uns mais silenciosos e lentos, outros mais violentos e breves. Recentemente, o ritmo de transformação tem sido mais intenso e rápido. Assiste-se à criação de novos paradigmas, alguns apelidados de intermédios – ‘in-between’, onde a diferença entre ficção e realidade não é muito clara. A fotografia e, também, o cinema e o vídeo, nos últimos anos, têm explorado estas temáticas, entre elas a da mundialidade, desafiando a nossa percepção da realidade. Uma análise que teve em conta a prática diária do consumo de imagens, no espaço urbano, e as que chegam, diariamente, de todas as partes do mundo, através da internet, televisão, entre outros. E, muitas vezes, estas práticas induzem-nos na convicção de que conhecemos, pessoalmente, esses lugares, mesmo que isso não seja real.

‘Vision is an intelligent form of though’ –  Andreas Gursky

Os 20 artistas, participantes nesta exposição, construíram um mapa imaginário que nos transporta a locais tão diferentes e distantes como: Kohlscheid (na periferia de Aachen), Pequim, Cairo, Perú, Berlim, Chandigarh e, ainda, Nápoles, Amesterdão, Fukushima, Hong Kong, Pyongyang, Marselha e Bratislava. O resultado é um mosaico de territórios imaginários e reais que reproduzem, visualmente, o nosso mundo. Tornando, assim, mais evidente que a nossa percepção é composta por diversos critérios estruturais, sociais, políticos e culturais e que as imagens são fundamentais porque satisfazem a nossa curiosidade intelectual e visual de desejo e conhecimento do outro e de lugares desconhecidos.

Artistas participantes:

Kader Attia, Stefan Canham/ Rufina Wu, Nadia El Fani, Annette Kelm, Aglaia Konrad, Até Krause, Michael Krumm, Armin Linke, Daniel Maier-Reimer, Paolo Pellegrin, Michael Schmidt, Wilhelm Schürmann, Maya Schweizer, Lidwien van de Ven, Clemens von Wedemeyer, Annette Wehrmann, Maja Weyermann, Tobias Zielony, David Zink Y.

Curadoria: Brigitte Franzen

Anúncios