Istanbul Design Biennial 2012: Imperfection

Musibet installation view at the 1st Istanbul Design Biennial.

13 outubro a 12 de dezembro de 2012

Istambul (Turquia)

Destacar o impacto que o design tem na economia, na cultura e na qualidade de vida, de uma cidade, é o objectivo principal da Bienal de Design de Istambul (Istanbul Design Biennial). Realizada pela primeira vez, este ano, a bienal é organizada pela Fundação para as Artes e Cultura de Istambul (Istanbul Foundation for Culture and Arts). Um evento que abrange várias disciplinas à volta do design: design urbano, arquitetura, design de interiores, design industrial, design gráfico, new media, moda, entre outros.

O rápido crescimento da Turquia como polo económico, político e cultural tem sido bem sucedido devido à aposta dada à inovação e ao design, bem como ao estímulo e desenvolvimento das indústrias criativas, especialmente na multicultural Istambul. Um dos principais objetivos da bienal é, portanto, celebrar esse potencial criativo e partilhar com o público internacional diferentes pontos de vista e discursos sobre estas práticas. A bienal pretende, também, criar uma plataforma de apoio ao desenvolvimento de novas políticas inovadoras de apoio, promoção e divulgação do design.

Curadores: Emre Arolat e Joseph Grima

Imperfection – a imperfeição é o tema desta primeira edição da bienal. E não há lugar melhor para explorar esta temática do que Istambul, uma cidade de infinitas possibilidades, plena de vitalidade, em constante mutação e evolução. Istambul está longe de ser perfeita mas é um dos centros mais excitantes e dinâmicos do mundo. Uma das suas qualidades é aproveitar as suas imperfeições em benefício próprio, transcendendo. Imperfection – pretende celebrar as várias qualidades criativas de Istambul e promover uma discussão mais alargada sobre o papel do design no mundo contemporâneo. 

destaque para o evento paralelo em colaboração com o New Museum: Ideas City

artigos relacionados: Domus

Musibet installation view at the 1st Istanbul Design Biennial.

(C) imagem: cortesia Domus magazine.

Anúncios