Paisagem Humana #15

William Eggleston, “Dust Bells 2 — Couple in red car at drive-in restaurant”, 1965-1975, ©2012 Eggleston Artistic Trust, Cortesia Cheim & Read, New York.

até 6 de setembro de 2012 @ BES Arte & Finança

Esta exposição constitui uma seleção de obras da coleção BESart, que procura divulgar obras primas do espólio artístico numa mostra singular e actual de fotografia contemporânea incitando à reflexão e interpretação do medium. Pensar a imagem a partir do seu modo de ser e parecer em torno da condição humana contemporânea no contexto do capitalismo global na era da democratização do uso da imagem.

A colecção de fotografia BESart – Colecção Banco Espírito Santo, começou, em 2004, com a aquisição de uma caixa de luz de Jeff Wall, um auto-retrato de Cindy Sherman, uma vista de Shanghai de Thomas Struth e uma biblioteca de Candida Höffer, obras que se consideraram marcantes para definir o enquadramento da colecção que se ía iniciar.

James Casebere, “Green Straircase #4”, 2003, ©2003 James Casebere.

Todos os trabalhos presentes nesta colecção têm por base o registo fotográfico em toda sua expressão: das instalações por exemplo de Wolfgang Tillmans e esculturas que incluem a fotografia como é o caso da obra de Christian Boltanski, aos desenhos e pintura com fotografia presentes nas peças de artistas como John Baldessari

A maioria de trabalhos foi feita após o ano 2000, uma vez que esta colecção pretende ser contemporânea, acompanhando os trabalhos dos artistas no presente. Na colecção estão presentes artistas de todo o mundo e de todas as gerações. Presentemente, a colecção é composta por perto de 900 obras de mais de 280 artistas, de 38 nacionalidades. 

Margarida Gouveia, “Sem título”, 2004, Cortesia da artista.

João Maria Gusmão e Pedro Paiva, “Homem Magnético”, 2004, Cortesia Galeria Graça Brandão, Porto e Lisboa.

imagens cortesia BES Arte & Finança.

Anúncios