Joana Vasconcelos @ Versailles

 

Joana Vasconcelos, Blue Champagne, 2012, em exposição no Chateau de Versailles (parterre d’eau), 2012. Cortesia Chateau de Versailles.

Château de Versailles

19 de junho a 30 de setembro, 2012 

A natureza do processo criativo de Joana Vasconcelos assenta na apropriação, descontextualização e subversão de objectos pré-existentes e realidades do quotidiano. Partindo de engenhosas operações de deslocação, reminiscência do ready-made e das gramáticas nouveau réaliste e pop, a artista oferece-nos uma visão cúmplice, mas simultaneamente crítica da sociedade contemporânea e dos vários aspectos que servem os enunciados de identidade colectiva, em especial aqueles que dizem respeito ao estatuto da mulher, diferenciação classista, ou identidade nacional. Resulta desta estratégia, um discurso atento às idiossincrasias contemporâneas, onde as dicotomias artesanal/industrial, privado/público, tradição/modernidade e cultura popular/cultura erudita surgem investidas de afinidades aptas a renovar os habituais fluxos de significação característicos da contemporaneidade. 

Joana Vasconcelos nasceu em Paris, em 1971. Vive e trabalha em Lisboa.

Recebeu, em 2006, o prémio The Winner Takes It All, da Fundação Berardo, com a obra “Néctar”, actualmente instalada no Museu Colecção Berardo, Lisboa; em 2003, foi-lhe atribuído o prémio Fundo Tabaqueira Arte Pública para o seu projecto de intervenção no Largo da Academia das Belas Artes, em Lisboa; e, em 2000, venceu o Prémio EDP Novos Artistas.

O seu trabalho encontra-se representado em diversas colecções públicas e privadas, nacionais e internacionais. Expõe regularmente em Portugal e no estrangeiro desde 1994. 

É representada por:

Galerie Natahlie Obadia, Paris/Bruxelas;

Haunch of Venison, Londres/Nova Iorque;

Galería Horrach Moyà, Palma de Maiorca;

Casa Triângulo, São Paulo.

Aqui pode encontrar vários artigos, deste blog, sobre a artista.

Joana Vasconcelos, Pavillon de Thé, 2012, em exposição no Chateau de Versailles (parterre d’eau), 2012. Cortesia Chateau de Versailles.

Joana Vasconcelos, Mary Poppins, 2012 em exposição no Palácio de Versalhes, Chateau de Versailles (escalier Gabriel), 2012. Cortesia Chateau de Versailles.

Joana Vasconcelos, Lilicoptère, 2012, em exposição Palácio de Versalhes, Chateau de Versailles (salle 1830), 2012. Cortesia Chateau de Versailles.

Joana Vasconcelos, Golden Valkyrie, 2012 em exposição no Palácio de Versalhes, Chateau de Versailles (Galerie des Batailles), 2012. Cortesia Chateau de Versailles.

Joana Vasconcelos, Coração Independente, 2006, em exposição no Palácio de Versalhes, Chateau de Versailles (salon de la guerre), 2012. Cortesia do Chateau de Versailles e da artista.

Joana Vasconcelos, Marilyn (PA), 2011, em exposição no Palácio de Versalhes, Chateau de Versailles (galerie des glasses), 2012. Cortesia Chateau de Versailles.