A Praga da Dança | Parkour
@ Parkour
01.06 – 23.06.2012
A Praga da Dança / The Dancing Plague
André Romão
A Praga da Dança é um episódio que teve lugar durante o verão de 1518 na cidade de Estrasburgo. A 14 de Julho uma mulher, Frau Troffea, saiu para a rua e começou a dançar, sem razão aparente, atraindo a atenção de quem passava com a sua dança frenética e desajeitada. Dançou durante horas, sem mostrar qualquer sinal de alegria, até o seu corpo colapsar. Ao ritmo de uma infecção mais pessoas se juntaram à dança e o fenómeno alastrou. Esta manifestação absurda durou todo o verão de 1518 afectando mais de 400 pessoas que dançaram na maioria dos casos até à morte.
Conhecem-se mais relatos de indivíduos ou colectivos que dançaram até à morte ao longo da história, principalmente entre os séculos XI e XVIII, mas nada com a escala e impacto de Estrasburgo. Não há nenhuma explicação plausível para o acontecimento. Ver aqui várias imagens da exposição.
Parkour é um novo espaço criado por oito artistas que se dedica à apresentação de projectos de agentes culturais portugueses e internacionais. A organização e programação desta estrutura assenta num conjunto nunca fixo de palavras que determinam o seu modo e meio de agir:
agência / agora / bloco / campo / círculo / chão-comum / colaboração / comunidade / depósito / economia de meios / energia / persistência / produção / propósito / posto / syntagma / tábua / tecto / volume / …