Tom Sachs – Space Programme: Mars

odisseia no espaço (missão: Marte)

O artista Tom Sachs (n. 1966, NY, EUA) tem uma residência de quatro semanas em Marte. É a mais recente missão do seu Programa Espacial. Uma odisseia no espaço que levou à reformulação dos 55 mil metros quadrados de Wade Thompson Drill Hall para apresentação desta dinâmica e ambiciosa instalação. Patente até 17 de Junho no Park Avenue Armory, em NY.

Tom Sachs, Space Programme: Mars, installation view, Park Avenue Armory, 2012. Courtesy Tom Sachs Studio.

O Programa Espacial: Marte é uma instalação demonstrativa que descreve, ao pormenor, tudo o que é necessário para a sobrevivência, exploração científica e colonização de ambientes extraterrestres (sistemas de entrega de alimentos, agricultura, lazer, eliminação de resíduos humanos, entre outros). Sachs e a sua equipa, composta por 13 pessoas, mostram os rituais, tarefas e procedimentos necessários à realização desta missão. A equipa “descolará” várias vezes para Marte, ao longo desta residência no Park Avenue Armory, com demonstrações, em tempo real, da descolagem e da aterragem, das excursões planetárias, da primeira caminhada na superfície de Marte, da recolha de amostras científicas e a possibilidade de fotografar a paisagem circundante.

Tom Sachs, Space Program, 2007. Courtesy Tom Sachs Studio.

Esta exposição aborda questões profundas como a mercantilização de conceitos abstractos como a criatividade e a inovação. Assume o propósito de provocar a reflexão sobre utopias e realidades distópicas, suscitando a discussão sobre a criatividade, relacionando-a com a concepção, produção, consumo e circulação. O recente encerramento do programa shuttle da NASA e o surgimento do conceito de turismo espacial são outras temáticas importantes que inspiraram este evento.

 Tom Sachs, Space Programme: Mars, installation view, “Mars Patrol”. Park Avenue Armory, 2012. Courtesy Creative Time.

Tom Sachs é um artista que comunica através de vários meios: escultura, instalação e pintura são os mais usados. É reconhecido pela análise e exploração de alguns ícones da cultura capitalista e dos sistemas da vida diária (dia-a-dia). Este programa espacial foi lançado, em 2007, com uma missão à lua, inspirada na ida do homem à lua em 1969, que esteve em exposição na Gagosian Gallery, em Los Angeles. 

Programa Espacial: Marte é organizado pelo Park Avenue Armory e pela Creative Time. É comissariado pela presidente e directora artística da Creative Time – Anne Pasternak e pela directora artística da Park Avenue Armory – Kristy Edmunds.

 
 

 Tom Sachs, Space Programme: Mars, installation view, Mary Eannarino in the Mobile Quarantine Facility (MQF)” by Genevieve Hanson, NYC. Park Avenue Armory, 2012. Courtesy Creative Time.