Art in the Twenty-First Century

A Fábrica Braço de Prata apresenta, em exclusivo, a ante-estreia dos documentários: “Change”, “Boundaries”, “History” e “Balance”, integrados na 6ª edição da série Art in the Twenty-First Century. Este evento é gratuito e aberto ao público. As sessões são em inglês.

A exibir nas seguintes datas:

Dia 16 de Maio, 19H30 – 21H00: “CHANGE” e “BOUNDARIES”

Episódio 1: Change (Mudança)
Ai Weiwei, El Anatsui e Catherine Opie testemunham, através do seu trabalho, a transformação – cultural, material e estética – e envolvem activamente comunidades como colaboradores e sujeitos.

Episódio 2: Boundaries (Limites)
O episódio apresenta artistas que sintetizam diferentes tradições estéticas, abordam assuntos tabu, descobrem usos inovadores da media, e exploram o potencial de mudança de forma da figura humana. Participam David Altmejd, Lynda Benglis, Assume Vivid Astro Focus e Tabaimo.

Dia 23 de Maio, 19H30 – 21H00: “HISTORY” e “BALANCE”

Episódio 3: History (História)
Neste episódio, os artistas brincam com acontecimentos históricos, exploram e expõem premissas comummente aceites sobre a “verdade” histórica, e criam narrativas baseadas em experiências pessoais. Marina Abramovic, Glenn Ligon e Mary Reid Kelley são os protagonistas.

Episódio 4: Balance (Balanço)
Através de esculturas, pinturas e instalações, os artistas contemporâneos lidam com o equilíbrio e o desequilíbrio enquanto criam obras altamente estruturadas que desafiam as noções convencionais de percepção e representação. Participam Rackstraw Downes, Robert Mangold e Sarah Sze.

Art21 Access ‘12 é uma iniciativa internacional de screening criada para fomentar o conhecimento da arte contemporânea, incentivar o diálogo e inspirar o pensamento criativo, através da apresentação de centenas de projecções e eventos que adaptam as ideias apresentadas na série aos interesses e preocupações dos públicos locais. Durante a última década, Art21 estabeleceu-se como a crónica proeminente sobre artistas e arte contemporânea através da série televisiva Art in the Twenty-First Century – Prémio Peabody. A organização tem usado o poder da media digital para apresentar artistas e arte contemporânea a milhões de pessoas de todas as idades, tendo criado um novo paradigma de ensino e aprendizagem sobre o processo criativo. Através de retratos e entrevistas, a série, dividida em quatro partes, revela a inspiração, visão e técnicas que se escondem por detrás das obras criativas de alguns dos artistas que mais questionam e interagem com a contemporaneidade.

Links do evento:

Blog

Revista

Anúncios