Francesca Woodman

Francesca Woodman © George and Betty Woodman, courtesy George and Betty Woodman.

Francesca Woodman – Guggenheim Museum, NY – até 13.06.2012

Francesca Woodman, Untitled, 1976. © George and Betty Woodman, courtesy George and Betty Woodman.

Nascida, em 1958, no seio de uma família de artistas, Francesca Woodman começou a fotografar aos 13 anos. Quando se matriculou na Rhode Island School of Design (RISD), em 1975, era já uma artista talentosa e coerente, com uma abordagem singular e muito marcante. Nessa época, viveu, durante um ano, em Roma, por ocasião de uma bolsa de estudo que recebeu, e aí realizou  a sua primeira exposição. Quando acabou os estudos, mudou-se para Nova Iorque, onde realizou vários projectos pessoais e experimentou fotografia de moda. Em 1981, com apenas 22 anos, suicida-se. A sua morte foi bastante prematura mas o legado que deixou é surpreendente. Pela complexidade, dimensão, inquietude, beleza e tragédia que encerra.

Francesca Woodman, From Space2 series. © George and Betty Woodman, courtesy George and Betty Woodman.

Passados mais de trinta anos após a sua morte, o San Francisco Museum of Art achou que este seria o momento ideal para uma retrospectiva e reconsideração histórica da sua obra. Esta mostra inclui mais de 120 fotografias, que abrangem várias etapas da sua vida, desde as primeiras experiências que realizou, enquanto estudante, até aos estudos para o ambicioso projecto Temple (1980). A exposição inclui dois dos seus livros pessoais de notas, muito utilizados pela artista, especialmente perto do final de vida. Woodman, também, efectuou vários trabalhos em vídeo, só descobertos recentemente, seis deles são apresentados na exposição.

Francesca Woodman, Sel Portrait, talking to Vince. © George and Betty Woodman, courtesy George and Betty Woodman.

A sua obra representa um estudo aprofundado do corpo humano, através do auto-retrato, e da relação deste com o espaço, numa perspectiva feminina e muito pessoal. Esta retrospectiva oferece a oportunidade de analisar uma carreira artística de riqueza e expressividade únicas e de considerável maturidade, tendo em conta a idade de Woodman (13-22 anos). Uma reavaliação crítica da fotografia na América, na década de setenta (1970), é outro dos aspectos a ter em conta nesta exposição.

Francesca Woodman © George and Betty Woodman, courtesy George and Betty Woodman.

Esta exposição foi organizada pelo San Francisco Museum of Art e apoiada pelo Leadership Committee for the Guggenheim Museum’s 2012 Photography Exhibitions. Está patente no Museu Guggenheim, NY, até 13.06.2012.

Francesca Woodman © George and Betty Woodman, courtesy George and Betty Woodman.