Antony Gormley, Still Standing
Antony Gormley – Still Standing: A Contemporary Intervention in the Classical Collection
Uma exposição de 17 novas obras do escultor britãnico Antony Gormley (n. Londres, 1950) nas galerias clássicas, dos períodos grego e romano, do Hermitage Museum, em S. Petersburgo, Rússia, até 15 janeiro, 2012.
A exposição, Still Standing: Uma Intervenção Contemporânea na Coleção Clássica, representa um marco histórico na vida deste museu, porque é a primeira vez que um artista vivo expôe nas galerias clássicas do Hermitage.
Nove estátuas antigas foram colocadas no chão, ao mesmo nível do visitante, para que, de certa forma, estes corpos idealizados partilhem as mesmas condições do espetador. Dezassete, dos sólidos blocos de ferro criados pelo artista, foram colocados, de forma rigorosa, no espaço de Antichny dvorik, um dos interiores mais famosos do museu.
Desenvolvidos, nos últimos dois anos, estes trabalhos de Gormley de aspecto austero, reinterpretam o espaço do corpo humano usando a geometria euclidiana da arquitetura, contrastando com a arquitectura neo-clássica do espaço e os corpos idealizados da sala anterior.
© imagens cortesia de Antony Gormley.