Pós-Modernismo

i-D, no 28. The Art Issue, August 1985. Styled by William Faulkner, design by Terry Jones, photograph by Nick Knight, featuring Lizzy Tear. V&A: NAL.PP.22.J

Pós-Modernismo (1970-1990)

 Victoria & Albert Museum 

até 15 de janeiro de 2012.

Arte, arquitectura, design, música, cinema.

Duas décadas de estilo e subversão.

 

A doutrina do êxtase

O pós-modernismo é um dos movimentos mais controversos na história de arte recente. Visualmente electrizante, colorido, luxuoso, ridículo e subversivo. Complexo e contraditório. Inicialmente, concebido para quebrar barreiras, opor-se e questionar a autoridade vigente, acaba por, de certa forma, ver-se enredado nos circuitos de poder e influência que tinha querido desmantelar. Há, no entanto, um paradigma que consegue alterar – as ideias estabelecidas sobre estilo. Há uma liberdade inequívoca na arte e no design durante este período. Divertido, complicado, absurdo e futurista. Teatral e exagerado, o Pós-Modernismo trouxe uma nova auto consciência num mundo pós-industrial, por vezes apocalíptico. Os veículos de divulgação mais importantes foram a música e as revistas. A imagem era sagrada – figuras ambíguas, perturbadoras e andróginas. Seremos ainda todos pós-modernos? Ou terá a internet ‘destruído’ o pós-modernismo? Pode descobrir algumas das respostas neste artigo sobre o impacto e influência desse movimento.

Andy Warhol, Dollar Sign, 1981. Synthetic polymer paints and silk-screen inks on canvas. Private collection. Photograph Christie’s Images 2011 © The Andy Warhol Foundation for the Visual Arts / Artists Rights Society (ARS), New York / DACS, London 2011.

April Greiman com Jayme Odgers, poster for Cal Arts, 1978

imagem do filme “Blade Runner” realizado por Ridley Scott, 1982

Steinbach, ‘supremely black,’ 1985. © Private collection

April Greiman em colaboração com Jayme Odgers, capa da revista WET, 1979 © April Greiman e Jayme Odgers; Frank Schreiner (para Stiletto Studios) | ‘Consumer’s Rest’ chair, 1990 © V&A, Londres V&A: W.26-2009

Cinzia Ruggeri, homenagem ao vestido de Lévi-Strauss, Outono/Inverno 1983-4 © V&A Imagens; Jean-Paul Goude and Antonio Lopez | “Maternity dress” para Grace Jones, por © Jean-Paul Goude, 1979

Martine Bedin (for Memphis), Super lamp prototype, 1981. Victoria and Albert Museum, Londres

imagem do vídeo “Bizarre Love Triangle” dos New Order, realizado por Robert Longo

Robert Longo, Men in The Cities – Men Trapped in Ice, 1980, Colecção Mera e Donald Rebell New York

© imagens: cortesia V&A Museum.

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