Allan Sekula: Ship of Fools / The Dockersʼ Museum

Johann Jacobs Museum e Lumiar Cité / Maumaus apresentam, no próximo dia 28, o lançamento internacional da publicação Allan Sekula: Ship of Fools / The Dockersʼ Museum e um ciclo de conferências sobre a obra do artista.

O lançamento realiza-se no Johann Jacobs Museum em Zurique.

Allan Sekula: Ship of Fools / The Dockersʼ Museum é uma edição do Lumiar Cité / Maumaus (versão portuguesa), da Leuven University Press (versão inglesa) e do La Criée centre d’art contemporain / Frac Bretagne (versão francesa), com organização de Hilde Van Gelder.

Ship of Fools / The Dockersʼ Museum foi o projeto desenvolvido pelo artista plástico e escritor norte-americano Allan Sekula durante os seus últimos anos de vida (2010-2013), sendo composto por um conjunto de trinta e três fotografias emolduradas e dois diaporamas, num total de mais de mil imagens, todas da autoria do artista (Ship of Fools), e por uma grande coleção de objetos variados, imagens gráficas, postais e gravuras, na sua maioria por ele adquiridas via Internet (The Dockersʼ Museum). Sekula dedicou este trabalho à solidariedade laboral, histórica e contemporânea, dentro e fora das docas. Aquando da sua morte precoce no verão de 2013, o artista desenvolvia esta publicação com quatro autores: Gail Day, Steve Edwards, Alberto Toscano e Hilde Van Gelder, a quem pediu que contribuíssem com ensaios. A presente publicação, que inclui uma seleção representativa das imagens e objetos que fazem parte de Ship of Fools / The Dockersʼ Museum, respeitou com o máximo rigor as instruções deixadas pelo artista e é a primeira análise académica substancial deste projeto impressivo. Com um prefácio de Jürgen Bock e Bart De Baere, ambos curadores de exposições da obra de Allan Sekula, durante a sua vida, a publicação inclui apontamentos escritos pelo artista, bem como uma seleção de um grande número de entrevistas não publicadas, debates e conferências em que participou entre 2010 e 2012, e um ensaio comovente da viúva do artista, Sally Stein.


+ info:

Lumiar Cité

Johann Jacobs Museum

Allan Sekula: exposição ‘The Dockers’ Museum’


Conferências | Johann Jacobs Museum

(28.02.2015)

11h – 13h  

Benjamin H. D. Buchloh (em conversa com Roger M. Buergel) On the Legacies of Conceptual Art

14h – 17h

Manthia Diawara On the Films of Allan Sekula

Alberto Toscano Landscapes of Capital

Hilde Van Gelder Ship of Fools and ʻThe Rights of Man:ʼ Allan Sekulaʼs Reconsidered Humanism

Anúncios