Álvaro Siza – ‘Esquissos do Douro’
até 4 de novembro no Museu do Douro
Exposição de Desenhos de Álvaro Siza «Esquissos do Douro» – Desenha’ 12
Esquissos do Douro, resulta do trabalho de Álvaro Siza Vieira, desenvolvido no decurso de uma viagem através da Região Demarcada do Douro, em 1997, e exposto, pela primeira vez em Portugal no ano de 2006, no âmbito das Comemorações dos 250 anos da Região Demarcada do Douro e dá a conhecer a visão muito própria e impressionista de alguns dos espaços mais marcantes do imaginário duriense. O traço rápido destes desenhos de viagem que traduzem a alma da paisagem duriense, as famosas encostas alcantiladas, edificadas por três séculos de paixão e preenchidas de vinha, que deslizam para as águas do rio Douro.
Esta mostra de 39 desenhos insere-se na Trienal Movimento (Desenha ’12), na sua primeira edição, é um movimento em torno do desenho português que visa divulgar as diversas vertentes do desenho, seja para consumo e usufruto cultural, seja para a formação ou para a valorização desta disciplina junto do público como factor de desenvolvimento em diversas áreas. Criando valor com o desenho e para o desenho, desenvolvendo uma rede nacional de novos produtos culturais, turísticos e não só, valorizando a criação e a criatividade do desenho português.
Os esquissos sobre o Douro do arquiteto Álvaro Siza Vieira foram cedidos pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.
(C) imagens: cortesia Museu do Douro e Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.