Blues Before Sunrise | Steve McQueen

Blues Before Sunrise de Steve McQueen, iniciativa do Stedelijk Museum no Vondelpark em Amsterdão. 2012. Cortesia do Museu. Fotografia: Ernst van Deursen.
Blues Before Sunrise, um projecto do aclamado artista visual Steve McQueen apresentado pelo Stedelijk Museum, num dos parques da cidade de Amsterdão – Vondelpark. Esta intervenção finalizou seis dias antes da data prevista por razões de segurança. McQueen utilizou os 275 candeeiros públicos de iluminação do parque e colocou uma luz azul, em vez da usual branca, transformando, assim, a experiência nocturna do mais conhecido espaço verde da cidade. Esta iniciativa faz parte do programa temporário do Museu Stedelijk (Temporary Stedelijk 3: Stedelijk @). Enquanto o museu está fechado, devido às obras do seu ambicioso projecto de construção, organiza várias iniciativas noutros locais.
Steve McQueen (n. 1969, Londres). Vive e trabalha em Amsterdão e Londres. O seu trabalho está representado em inúmeras colecções, incluindo a Tate Modern, Londres, Centre Georges Pompidou, Paris, MoMA, NY, Stedelijk Museum, Amsterdão entre outros. Participou na Documenta X (1997) e XI (2002) e representou o Reino Unido na Bienal de Veneza (2009). A sua obra tem sido destacada em inúmeras exposições individuais, a nível internacional, e vai ser objecto de uma exposição retrospectiva, em 2013, co-organizada pelo Art Institute of Chicago e o Schaulager Satellite em Basel. No cinema, desde o perturbante Hunger até ao mais recente e, igualmente, visceral, Shame, Steve McQueen revelou-se um dos artistas contemporâneos mais brilhantes da sua geração. Já conquistou o Turner Prize (1999), a Camera d’ Or do Festival de Cinema de Cannes (2008) e um Bafta, entre outros. Aqui outros artigos deste blog sobre o artista.