2012 New Museum Triennial

Jonathas de Andrade, 4000 disparos (4000 shots) (still), 2010, super 8 digitalized, 60m loop. Galeria Vermelha, S. Paulo, Brasil.
2012 New Museum Triennial – The Ungovernables
de 15.02. a 22.04.2012
Esta trienal tem a participação de 34 artistas, nascidos entre meados dos anos setenta e meados dos anos oitenta, do século XX, muitos dos quais nunca foram exibidos nos EUA. A exposição “Ungovernables” inspira-se no conceito de ingovernabilidade e na transformação desse termo pejorativo, usado para descrever pessoas indisciplinadas, para estratégia de desobediência civil e auto-determinação. Sugere tanto a resistência anárquica como a organizada, bem como as limitações e as potencialidades dessa geração que atingiu a maioridade após a independência e os movimentos revolucionários dos anos 60 e 70 do século XX.

Adrián Villar Rojas, Ahora estaré com mi hijo, el asesino de tu herencia (Now I Will Be with My Son, the Murderer of Your Heritage), 2011. Installation view: Argentinian Pavilion, 54th Venice Biennale. Photo: Oliver C. Haas.
The 2012 New Museum Triennial é a única exposição, que decorre de momento nos EUA, onde se apresenta novos artistas de vários pontos do mundo. Esta exposição reconhece a impossibilidade de conseguir representar, em pleno, uma geração que ainda se encontra em formação. Assim, decidiu partilhar e refletir sobre as suas ‘necessidades’. Essas ‘necessidades’ são formais e filosóficas, materiais e ideológicas. E derivam de experiências únicas num mundo pós movimentos revolucionários que derrubaram o colonialismo ocidental.

Julia Dault, Untitled 17, 2011. Installation view: Witte de With, Rotterdam. Photo: Bob Goedewaagen.
Os trabalhos expostos exploram a impermanência e o compromisso com o presente e com o futuro. Muitas das obras possuem um carácter provisório (site-specific) e refletem uma atitude aberta a várias possibilidade e recursos. O New Museum iniciou, também, uma série de residências e programas públicos de apoio à produção de novas obras para a Trienal com o objetivo de promover a investigação artística, a experimentação e o intercãmbio. As residências começaram em Fevereiro de 2011, com Movimento Público e Adrián Villar Rojas. A Trienal tem curadoria de Eungie Joo. Keith Haring é diretor e curador do departamento de educação e programas públicos. Links: slideshow fotografias.

Danh Võ, We The People, 2011. Installation view: Kunsthalle Fridericianum, Kassel. Galerie Chantal Crousel, Paris. Photo: Nils Klinger
