curtas de vila do conde (20 anos)

 

Parabéns!

O Festival Curtas de Vila do Conde comemora 20 Anos.


Para a celebração desta 20ª edição, o Curtas comissionou um programa especial de 4 curtas-metragens realizadas por 4 realizadores entre os mais relevantes no panorama contemporâneo internacional e que mantêm uma forte relação com festival: Thom Andersen (vencedor do prémio de Melhor Documentário no Curtas 2011), Helvécio Marins Jr. (cineasta participante em edições anteriores do festival e que apresentará uma retrospetiva do seu trabalho), Sergei Loznitsa (autor multipremiado em Vila do Conde, vencedor em 1999 com o Melhor Documentário, e, em 2001, com uma Menção Honrosa da Competição Internacional)e Yann Gonzalez (vencedor do prémio para melhor curta metragem Europeia, em 2006). 

No âmbito do projeto Estaleiro, estão de igual modo previstas as estreias de Rua da Estrada, de Graça Castanheira (baseado no livro homónimo do geógrafo Álvaro Domingues); Cinzas, de Pedro Flores (projeto rodado na zona do Gerês); O Rio que nos Leva, de Luís Alves de Matos (uma viajem pelo rio Ave, descobrindo os sinais de vida de um rio, desde a foz até à nascente na Serra da Cabreira); e Obrigação, de João Canijo (centrado na relação entre a mulher e o pescador das Caxinas). Em complemento, será apresentada uma exposição retrospetiva assente no precioso acervo resultante da cobertura fotográfica dos últimos 20 anos; e também está a ser preparada a edição de um livro que compila entrevistas dos muitos realizadores e personalidades ligadas ao cinema contemporâneo, recolhidas ao longo das últimas duas décadas.

O Programa compõe-se por filmes, exposições, performances, workshops e concertos. O Curtas Vila do Conde mantém-se assim atento a todas as manifestações que têm lugar no campo do cinema e, também, à transversalidade com as outras artes. Já se pode, também, consultar os filmes que vão concorrer às diferentes competições do festival – internacional, nacional, experimental, vídeos musicais, take one! e curtinhas – esta edição promete ser uma das melhores dos últimos anos.