Fernanda Gomes I Pavilhão Branco

Fernanda Gomes, em exposição no Pavilhão Branco do Museu da Cidade de Lisboa, 2012. Cortesia de Francisco Fino Art Projects.

Fernanda Gomes

@ Pavilhão Branco - Museu da Cidade 

de 30.05. até 26.08.2012

A exposição de Fernanda Gomes no Pavilhão Branco do Museu da Cidade de Lisboa marca o regresso da artista a Portugal após um intervalo de três anos.  Reativa uma prática do trabalho da artista, em que o espaço (a arquitetura, a proporção e a escala) e o lugar (o jardim, o percurso no seu interior e a localização) coincidem numa experiência de aproximação entre estas duas categorias, condição essencial que no processo de trabalho de Fernanda Gomes se traduz por uma apropriação temporária, enquanto experiência quotidiana, do espaço de exposição como extensão do seu espaço de trabalho. A exposição, sem título específico, é uma convocação da transmutação dos objetos que a constroem, como se se tratasse de um mapeamento tridimensional (escultórico) cujas coordenadas desconhecemos, mas sobre as quais reorganizamos o nosso olhar e a nossa consciência do tempo. No sentido de fruir as diferenças, por vezes quase imperceptíveis, num confronto sereno, com a poderosa recontextualização do universo que o processo de trabalho de Fernanda Gomes opera. 

João Silvério, 2012

Um projecto de Francisco Fino Art Projects.

Fernanda Gomes, em exposição no Pavilhão Branco do Museu da Cidade de Lisboa, 2012. Cortesia de Francisco Fino Art Projects.

Fernanda Gomes (n. Rio de Janeiro, 1960) tem vindo a construir nos últimos vinte anos uma obra singular, com ampla repercussão nacional e internacional, realizando exposições individuais e colectivas em quase todos os países da europa, além de Estados Unidos, México, Austrália, Nova Zelândia e Japão.Participou nas bienais de S. Paulo, Sidney, Istambul e Veneza. O seu trabalho está presente, entre outras, nas colecções da Tate Modern, Miami Art Museum, Museu de Serralves, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, que recebeu uma grande exposição da artista no início deste ano, entre outros.